Experiência do Programa de Gênero e Religião é apresentada no México

IMG_20151019_130028986_HDRDesde o início do ano o Prof. Dr. André S. Musskopf acompanha, como assessor externo, a criação de um curso de pós-graduação em gênero na Universidad Iberoamericana da Cidade do México. Recentemente o docente esteve na referida universidade e conversou com o grupo de pesquisadoras e pesquisadores responsáveis pela criação do mesmo. Na oportunidade, André falou sobre a trajetória das discussões nessa área na Faculdades EST desde a década de 1980 quando iniciaram as discussões que resultaram na criação da Cátedra de Teologia Feminista, em 1991. Também apresentou a recente pesquisa que revelou o impacto da Cátedra na produção acadêmica na área de Teologia Feminista e estudo de gênero, publicada no livro disponível no formato e-book.

Ao relatar sobre a criação e implementação do Programa de Gênero e Religião (2008), destacou a importância da articulação entre extensão, ensino e pesquisa e o diálogo com igrejas e grupos religiosos, movimentos sociais e sociedade civil, governos e agentes públicos, a partir da lógica proposta pelo organograma em forma de mandala sistematizado no processo de reestruturação do Programa em 2013. Destacou as publicações produzidas em articulação com o Núcleo de Pesquisa de Gênero, inclusive do recém-criado Periódico “Coisas do gênero – Revista de estudos feministas em teologia e religião”, como meio de socialização das pesquisas produzidas e comentou a realização do IV Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião.

Mencionou ainda a importância da aprovação do Regulamento do Programa de Gênero e Religião como forma de garantir a institucionalidade dos processos desencadeados pelo mesmo e a adoção de uma Política de Justiça de Gênero. Esses documentos reafirmam o compromisso institucional e facilitam o debate sobre as questões trabalhadas pelo Programa no âmbito da própria instituição. Por fim, compartilhou também acerca da nova Linha de Pesquisa “Gênero, feminismos e diversidade” no âmbito do Mestrado Profissional, falando do processo de criação, definição de currículo e desafios para sua concretização.

IMG_20151023_120520630_HDROs e as presentes destacaram a importância de conhecer experiências existentes nessa área e agradeceram a oportunidade de conhecer a trajetória da Faculdades EST. Compartilharam sobre a proposta em discussão na instituição que reúne as diversas disciplinas que compõem a Área de Humanidades. No atual estágio estão finalizando a proposta de malha curricular com a contribuição de todas as disciplinas envolvidas no projeto através de representação de cada departamento (incluindo Ciências Religiosas). A primeira seleção de estudantes para o curso deverá ocorrer em 2016 e espera-se a continuidade da parceria entre as duas instituições.

A visita e encontro na Universidad Iberoamericana se deram no contexto do VII Colóquio Internacional “Arqueologia da violência”, promovido pelo Departamento de Ciências Religiosas. Nesse evento o Prof. André também participou como palestrante em Mesa Temática sobre “desconstrução da religião sacrificial” e concedeu entrevista à Rádio da Universidade no programa Zigma Político.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑