Coordenadora do PGR/EST participou de Encontro Nacional de Ministras da IECLB

Tem água na bacia
Água fria
Ou morna,
se quiser
Pra lavar o pé
que vier…

(Louraini Christmann – Lola)

 Entre os dias 21 e 23 de novembro de 2017, representando as ministras dos sínodos de nossa igreja e instâncias assessoras, viemos até a cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, por vários caminhos e com nossas muitas histórias de vida, para experimentar “água na bacia”. “Água fria ou morna” – como quiser –, em vivências de fé, comunhão, diálogo e reciprocidade, construímos o Encontro Nacional de Ministras, na coincidência de um tempo em que celebramos 35 Anos de Ordenação de Mulheres ao ministério na IECLB e os 500 Anos da Reforma Luterana.

Conscientes de que o cenário conjuntural brasileiro em torno de nosso caminhar ministerial mostra-se temeroso, incerto e retrocedente, especialmente no que se refere aos direitos das mulheres, nosso propósito primeiro foi abordar o tema da SORORIDADE que, para além de um conceito, mostrou-se, nessa ocasião, vivencial.

Em um número significativo de 38 mulheres, ao partilharmos sensações, abraços, cheiros, palavras proféticas e poéticas, massagens em nossos pés – por vezes, cansados, mas sempre corajosos -, mimos e delicadezas gratamente preparadas, cores, olhares, sabores, imagens, encontros e reencontros, ensejamos conceber a SORORIDADE na sua dimensão mais concreta e palpável. Essa estética sororal, diga-se, tem sido marca e tributo das mulheres no ministério, sob a Luz de Deus.

Inspiradas pela caminhada resiliente de Maria, mãe de Nosso Salvador, pela caminhada de mulheres como Rute e Noemi que protagonizaram solidariedade e resistência na Bíblia e pela caminhada de inúmeras mulheres que nos antecederam na história e no exercício do ministério, nosso encontro oportunizou a troca de cuidados, motivando e nos fortalecendo para a continuidade, firme, de nossas andanças na promoção do Evangelho e de relações justas.

O desafio que se coloca, a nosso ver, a partir desse encontro nacional representativo, é, pois, vivenciar e oferecer, irmanadamente, muito mais espaços e relações de cuidado, entre nós e para pés que caminham ou que vierem a caminhar conosco.

Mulheres no ministério, sob a Graça, JUNTAS e sempre a caminho!

Texto originalmente publicado em: http://www.luteranos.com.br/conteudo/mensagem-do-encontro-nacional-de-ministras-da-ieclb-2017

 

 

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑