Café com Catarina em Parobé

 

Na tarde de quarta feira, dia 20 de julho, o grupo de OASE (Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas) da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Parobé, Sínodo Nordeste Gaúcho, esteve reunido na comunidade para a realização do “Café com Catarina”.

As participantes foram acolhidas pela pastora local, Mariana Mayer Kempf, que iniciou o encontro conduzindo cantos e uma palavra de saudação. A convite da pastora Mariana, estavam a pastora Marli Brun e a estudante de Teologia, Ketlin Lais Schuchardt, representantes do Programa de Gênero e Religião da Faculdades EST.
13710025_602578779910697_186196124637634181_nApós a saudação, a pastora Marli realizou a leitura bíblica do texto de Marcos 14.3-9 e conduziu uma reflexão sobre o mesmo. Entre outras coisas, destacou a importância do ato e a coragem da mulher citada no texto e chamou atenção para a afirmação que Jesus de que ela seria lembrada em todo lugar do mundo onde o Evangelho fosse anunciado. E perguntou às mulheres presentes no evento: Nós estamos lembrando dela quando anunciamos o Evangelho? Falou também de como as mulheres foram e continuam sendo invisibilizadas ao longo da história. Na sequência, convidou para que se apresentasse ao grupo uma convidada ilustre, Catarina von Bora.

A estudante de teologia e bolsista do PGR, Ketlin, interpretou a personagem de forma dinâmica e relatou parte da história de vida de Catarina von Bora. Dessa forma, 13690852_602580753243833_8439637020847416204_npossibilitou que as mulheres interagissem na história. Tudo isso fez com que muitas delas se reconhecessem com os sonhos, medos, loucuras, dores e alegrias de Catarina. Muitas disseram se sentir um pouco como Catarina.

Já encaminhando para o encerramento, as mulheres foram presenteadas com os Cartões: Mulheres da Reforma, os quais foram elaborados por uma parceria entre a Federação Luterana Mundial e a Coordenação de Gênero da IECLB e nós recebemos duas lindas toalhas de mesa e mais algumas lembranças confeccionadas pelas mulheres da OASE de Parobé.

A pastora Mariana conduziu um momento de oração e benção e em seguida confraternizamos um delicioso café.

O Programa de Gênero e Religião agradece a parceria do sínodo e em especial à pastora Mariana e à OASE de Parobé pelo convite.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑